História
Fundado em 1965, o Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel - é um centro de excelência em ensino e pesquisa na área de Engenharia, e tem se consolidado cada vez mais, no Brasil e no exterior, como um celeiro de grandes talentos. Foi a primeira instituição de ensino do país a oferecer um curso superior de Engenharia tendo as telecomunicações como foco. É uma instituição de ensino privada sem fins lucrativos, mantida pela Fundação Instituto Nacional de Telecomunicações (Finatel).
Estudando no Inatel, além de uma formação de alto nível, o aluno estará inserido em um ambiente totalmente voltado para a formação profissional e que oferece oportunidades de estágio e emprego, além de montar sua própria empresa.
Missão
"Formar profissionais competentes e socialmente responsáveis, construir o conhecimento e promover o desenvolvimento científico e tecnológico, contribuindo para o desenvolvimento regional e nacional."
Visão
"Ser referência em Educação na área de tecnologia visando à formação de profissionais de alto nível e à produção e transferência de conhecimentos científicos e tecnológicos para a sociedade global."
Cursos oferecidos
Graduação
- Engenharia Biomédica
- Engenharia de Controle e Automação
- Engenharia de Computação
- Engenharia de Telecomunicações
- Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Telecomunicações
- Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores
- Os cursos de engenharia são em período integral e noturno, com 5 anos de duração. Os cursos de formação de tecnólogos são noturnos, com três anos de duração.
Pós-graduação
- Engenharia de Redes e Sistemas de Telecomunicações
- Engenharia de Sistemas de Comunicação sem fio
- Engenharia de Sistemas Eletroeletrônicos, Automação e Controle Industrial
- Engenharia Biomédica e Engenharia Clínica
- Desenvolvimento em SOA com CloudComputing e Conectividade
- Internet das Coisas (Iot)
Stricto Sensu
- Mestrado em Telecomunicações
Inatel Competence Center - Pesquisa e serviços
Além de uma faculdade, o Inatel também atua como uma extensão das áreas de PD&I das empresas e transfere todo o conhecimento da academia através de um centro de serviço - o Inatel Competence Center - ICC. São mais de 150 especialistas nas áreas de Hardware, Software, Capacitação Corporativa, Ensaios, Calibração e Consultoria que atendem às necessidades do mercado tecnológico. Possui mais de 100 parceiros, entre empresas de grande porte, nacionais e multinacionais, como Ericsson, Oi, Vivo, Benchmarck, ZTE, Huawei, entre outras, além de se relacionar fortemente com as empresas do Polo Tecnológico de Santa Rita do Sapucaí. O laboratório de ensaios e calibração do Inatel também é acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro a realizar ensaios segundo o escopo de acreditação CRL0303.
Empreendedorismo
Desde 1985 o Inatel tem uma Incubadora de Projetos e Empresas. São 11 empresas incubadas e mais de 40 já graduadas em 15 anos de história. Em 2005, a Incubadora de Empresas do Inatel recebeu o prêmio "Melhor Programa de Incubação de Empreendimentos Inovadores do País", pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e em 2010 foi apontada entre as 20 melhores incubadoras brasileiras pela revista Pequenas Empresas Grandes Negócios.
Responsabilidade Social
O programa Cas@Viva, mantido pelo Inatel, que oferece Alfabetização Tecnológica para Inclusão Social a alunos de baixa renda da rede pública de ensino de Santa Rita do Sapucaí e que já beneficiou mais de 1.400 adolescentes.
O projeto de Alfabetização Tecnológica para Inclusão Social é dividido em dois módulos. O primeiro é voltado para estudantes do Ensino Fundamental, com aulas de Microinformática, Ética e Cidadania, Arte de falar em público, Meio Ambiente, Esporte, Música e Xadrez. O módulo 2 é dedicado a estudantes do Ensino Médio, que têm aulas sobre Qualidade, Microinformática, Informática - Hardware e Software, Eletricidade e Eletrônica, Telefonia, Redes de Comunicação de Dados, Web Page e Programação.